sábado, 21 de março de 2015

Steve Nash :De Santa Clara ao Mundo Parte 1


Hoje, em suas redes sociais, ele disse adeus. Steve Nash, um dos maiores armadores da NBA estava dando adeus ao basquete. É triste dar adeus a uma das lendas do basqute, mas ficamos felizes em saber que vimos ele brilhar nas quadras.

Ele foi draftado em 1996 pelo Phoenix Suns, 15ª escolha do draft. Seu início na NBA não foi fácil. Jogava pouco mais de 10 minutos por jogo no Suns, principalmente por que la tinha Jason Kidd que acara de ser Draftado em 1994, como First Pick. As coisas não estavam fáceis.
Em 1998, Donnie Nelson se encontrou com Nash, e estava convicto em levar Nash para o Dallas, convenceu seu pai Don Nelson, e trouxe Nash para o Dallas. Foi aí que as coisas mudaram para o armador canadense. No seu primeiro ano, ele atual 40 partidas como titular e teve médias de 7.9 PPG, 2.9 RPG e 5.5 APG, mas o Dallas não foi aos playoffs.

Isso no entanto, não se repetiu em 1999, quando Nash e a equipe texana conseguiram a vaga nos playoffs. E Nash, conseguiu fazer 6 double-doubles em um mês, e teve médias de 8.6 PPG e 4.9 APG. Sem contar que eles fazia duplas com o secundanista Dirk Nowitzki.

Na temporada 2000-01, Nash ja estava muito mais maduro. Isso foi notado nos seus números. Ele praticamente duplicou seus números da temporada 99-2000, ele teve medias de 15.6 PPG e 7.3 APG. Mesmo assim, o Dallas foi eliminado em semifinal de conferencia para o San Antonio. Já na temporada 01-02 Nash, se superou novamente, e estava com médias de 17.9 PPG e 7.7 APG, e conseguiu uma vaga para o All Star Game. Novamente, o Dallas perdeu na semifinal de conferencia, agora para o Sacramento Kings.


Chegou a temporada 2002-2003 e ele estava com médias de 17.7 PPG e 7.3 APG, novamente foi selecionado para o All Star Game. A dupla com Dirk, estava muito afiada, o time conseguiu chegar as finais de conferência, mas novamente, perder para o San Antonio. Chegou a temporada 03-04, e Nash era FA ( Free Agent), e ele ainda tentou negociar, mas nao continuou no Dallas, foi para o time do sol nascente, o Phoenix Suns.


No Suns, ele encontrou uma molecada na época, Shawn Marion, Joe Johnson e Amar'e Stoudemire. Na temporada antes de Nash ir para o Suns, o time simplesmente estava com 29W-53L. Cpm sua chegada o time mudou totalmente, chegando a 62-20 e um recorde de 110.4 PPG do time. e Nash chegou as suas 11.5 APG, na temporada 04-05 e se tornou o primeiro canadense a ser MVP da NBA. E o time do Suns conseguiu chegar as finais de conferência, feito que não conseguia desde de 1993. No entanto, a equipe perdeu a final para o San Antonio.


Quando chegou a temporada 05-06, pela primeira vez Nash era eleito para estar no time titular do All Star Game. Ele estava, com médias de 18.8 PPG e 10.5 APG. E pela segunda vez, era eleito o MVP da NBA. Chegando na temporada 06-07 ele estava com médias de 18.6 PPG e 11.6 APG. Sendo o primeiro jogador, desde de Magic Johnson, a ter medias superiores a 18 pontos e 11 assistências. Foi novamente para o All Star Game, sendo o mais votado, mas nao foi o MVP perdendo o título para Dirk, e o time do Suns foi eliminado pelo San Antonio nas semifinais de conferência por 4-2.


Isso foi so um pouco da vida e da historia de Steve Nash, amanhã teremos o resto da suas campanhas na NBA, até sua ida ao Lakers. Que bom poder falar de um dos melhores jogadores que já vi jogar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário